EN
Quanto passa a custar pôr fim aos contratos de trabalho a termo?
Imprensa
|
in Dinheiro Vivo
09 mar 2023

Quanto passa a custar pôr fim aos contratos de trabalho a termo?

Quanto passa a custar pôr fim aos contratos de trabalho a termo?

Leia aqui como calcular a compensação pelo fim do contrato laboral e o que diz a nova lei.

A nossa lei permite que, em circunstâncias específicas, o contrato de trabalho seja celebrado com uma duração limitada - podendo o seu prazo de duração ser certo ou incerto. Falamos dos contratos de trabalho a termo certo e incerto.

A caducidade do contrato a termo (no final do prazo estipulado ou aquando da cessação do motivo que lhe deu origem), se comunicada pela entidade empregadora, pressupõe o pagamento de uma compensação ao trabalhador.

Neste momento, o valor da compensação está fixado em:

  • Nos contratos a termo certo - 18 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade;
  • Nos contratos a termo incerto - 18 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, no que respeita aos três primeiros anos de duração do contrato; 12 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade, nos anos subsequentes.

Com as recentes alterações à legislação laboral, prevê-se um aumento do valor da compensação devida pela caducidade do contrato a termo.

Em concreto, em caso de caducidade de contrato de trabalho comunicada pelo empregador, a compensação devida ao trabalhador passará a corresponder a 24 dias de retribuição base e diuturnidades por cada ano completo de antiguidade (para os contratos a termo certo e incerto, sem distinção, quanto aos últimos, em função da duração do contrato).