EN
Quais os principais desafios para o setor da advocacia em Portugal?
Insight
02 mai 2023

Quais os principais desafios para o setor da advocacia em Portugal?

Quais os principais desafios para o setor da advocacia em Portugal?

A advocacia tem de necessariamente mudar com o Mundo. Destacaria três eixos fundamentais: tecnologia, retenção de talento e multidisciplinariedade. A utilização de inteligência artificial na nossa profissão é iminente, como a criação do ChatGPT nos ensinou. Várias são as ferramentas já disponíveis no mercado que permitem uma eficiência e otimizaçao dos processos de trabalho que serão uma firme certeza no quotidiano da prestação de serviços jurídicos.

Não pensemos que os advogados poderão ser substituídos, mas serão seguramente mais produtivos e com maior capacidade de resposta. Por outro lado, a geração Z, a chamada geração nativa da internet, que chegou ao mercado de trabalho há menos de meia década, não se compadecerá com métodos de trabalho desatualizados. Os novos advogados procuram afirmação, um ambiente de trabalho dinâmico e positivo, menos hierarquizado e um equilíbrio saudável entre a vida pessoal e a vida profissional.

A tecnologia poderá ser um meio para a obtenção de todos estes objetivos. Antecipo que a competitividade pelo talento irá estar no topo das nossas agendas. A pandemia e a guerra trouxeram também desafios e oportunidades, já que levaram ao destaque de novas áreas do Direito e à necessidade renovação e otimização nas principais áreas de prática. Quanto à multidisciplinariedade – e com o processo legislativo já bem adiantado – sentimos já que o setor começa a movimentar-se no sentido de se adaptar a uma realidade que, para o bem e para o mal, irá alterar profundamente a essência da advocacia portuguesa.

Face a estes desafios e também oportunidades, como se posiciona a sua Sociedade?

Novos tempos trazem novas vontades. Procuramos novas formas de gerir e captar talento e clientes, bem como constante mudança e transformação na forma como prestamos os nossos serviços. Somos uma Sociedade de Advogados que pretende que os seus profissionais se possam realizar tanto profissionalmente como pessoalmente.

Sentimos que hoje é essencial quebrar as fronteiras corporativas e ter um posicionamento cada vez mais transparente. Só com essa postura é que mantemos relações genuínas e comprometidas. Por isso mesmo é que procuramos quem pretenda cumprir, em conjunto com a Dower, a sua carreira, os seus sonhos e os seus desejos. Incentivamos relações de proximidade, fomentando parcerias ativas nas mais diversas esferas de atuação, procurando criar mais-valia. Temos tido a preocupação de estimular um ambiente fértil para criatividade e desenvolvimento do pensamento científico, critico e jurídico.

Pretendemos ser uma incubadora de inovação e de talento, nunca ignorando o equilíbrio pessoal e psíquico. De resto, comprometemo-nos a encarar a incerteza com otimismo, e de receber a mudança e a transformação de braços abertos.